Estimulando a neuroplasticidade por Aline Daher


Você aprendeu a andar de bicicleta, certo?

Se aprendeu, esqueceu como fazê-lo? Provavelmente, não!

O aprendizado de uma atividade complexa como esta exige muitas repetições e reforço até criar redes de conexões neuronais tão fortes que, dificilmente, serão eliminadas.

Mas elas podem ficar esquecidas, pelo menos temporariamente, caso você comece a construir outra rede de conexões novas que esteja relacionada à mesma atividade.

Foi o que aconteceu com Dustin, um holandês que ganhou uma bike invertida de um amigo e decidiu treinar para saber se conseguiria dirigi-la.

Ele levou 8 meses, treinando 5 minutos todos os dias, até que finalmente conseguisse ficar alguns minutos sobre a bicicleta sem cair e sem colocar o pé no chão. Quando tentou voltar a pilotar a bike normal, seu cérebro levou um tempo até que coordenasse, de novo, todos os movimentos.

Isso demonstrou a neuroplasticidade de seu cérebro, que se adaptou às novas condições, depois de um período de treinamento. (Você pode assistir ao vídeo completo no Youtube - The Backwards Brain Bicycle)

Sua experiência nos mostra que é possível mudar padrões que parecem fixos e imutáveis, dedicando esforços para construir novas conexões neuronais, ao agir de maneira diferente.

Quanto mais antigo o condicionamento, mais tempo precisaremos para mudá-lo. Quanto mais idade temos, mais tempo precisaremos de treinamento.

A meditação, como exercício diário, visa silenciar as redes neuronais que mais repetimos, ou reforçamos, e dar chance para que outras conexões se construam. 

Segundo estudos da neurocientista de Harvard, Sara Lazard, 2 meses treinando 20 minutos de meditação diariamente já é capaz de modificar nosso cérebro.

Isso faz aumentar a massa cinzenta - ou quantidade de neurônios - nas áreas do cérebro relacionadas às tomadas de decisões voluntárias (como o córtex) e reduz o volume das áreas relacionadas à atividade impulsiva - como a amígdala.

A ativação do córtex pré-frontal é um dos efeitos da meditação que nos dá maior habilidade de gerir a impulsividade. A informação do ambiente externo começa a chegar mais rápido ao córtex e, assim, podemos reagir aos estímulos de maneira voluntária e, talvez, mais adequada a uma vida leve e saudável.

Quer treinar sua neuroplasticidade? Acesse nossas aulas de meditação online, por 14 dias GRATUITOS, clicando no primeiro LINK https://online.derosemeditation.com/4companies.

Te espero online!

****

Aline Daher está, há 10 anos na área de desenvolvimento humano. É professora do DeROSE Method e Facilitadora do Programa Mindfulness Design. Graduada em jornalismo, dedica-se à produção e edição de conteúdo há mais de 17 anos.

E-mail: aline.daher@derosemethod.org

Instagram: @aline_daher

LINKEDIN: Aline Daher

Spotify: https://spoti.fi/3j8jMXi

 


 



Siga-nos

DeROSE 4Companies
Desenvolva o foco e a clareza mental, aumente sua vitalidade e gerencie seu nível de stress.

Instagram



Sobre

O DeROSE Method é uma proposta de reeducação comportamental, que desenvolve a alta performance e melhora a qualidade de vida.

Nosso método desenvolve sua habilidade de silenciar a sua mente, e melhorar a clareza mental. Por outro lado, aumentará sua vitalidade e nível de energia, desenvolvendo um corpo saudável que contribuirá para uma mente também saudável.